Entrevista com Douglas Almeida – Game designer do jogo Mists of Noyah

Olá pessoal,

Tivemos a oportunidade de conhecer o Douglas Almeida, o designer principal do Indie Brasileiro Mists of Noyah. Antes dele ter a ideia do jogo, trabalhou por 10 anos como UX Designer.
Eu e a Paula Rodrigues, tivemos a chance de conversarmos um pouco pelo responsável do desenvolvimento do jogo e conseguimos levantar alguns assuntos a respeito do jogo para que vocês possam conhecer melhor o background da criação do jogo. Segundo Douglas Almeida que é responsável pelo game design e conceito dos heróis/monstros/cenários e npc’s, a equipe é formada por 7 pessoas, 4 artistas, 2 desenvolvedores e 1 no marketing:
Allyson Santos é o artista desenha os personagens e animações;
Iael Barrientos é a artista que desenha o cenário;
Tairine Almeida é a composer;
Talvanis Lorenzetti é o cara do marketing;
E Victor Lima é o cara dos códigos, junto com Daniel Lima.


Steam Brasil: Qual o enredo de Mists of Noyah?

DOUGLAS ALMEIDA: Caçar durante o dia, ser caçado durante a noite! O objetivo do jogo é sobreviver a uma guerra constante entre facções durante o dia e demônios que devoram qualquer um a noite. 

Durante o dia você vai coletar recursos e a noite os demônios vão te caçar até o último minuto. Toda lua cheia os demônios estão extremamente fortes. A chance de você perder o jogo a cada 7 dias, é muito grande, então você precisa se equipar o mais rápido possível, construir a melhor proteção para o forte, antes do dia 7, mas não é só sobreviver aos dias infinitamente. Você também precisa acabar com a guerra, mas não posso falar como, seria spoiler…


Steam Brasil: Mon é um coop online, quantos jogadores poderão jogar simultaneamente?

DOUGLAS ALMEIDA: Atualmente vão poder jogar em até 5 simultaneamente. Esse número vai aumentar, de acordo com a quantidade de heróis. Não é possível jogar com Herói repetido.

Quando lançarmos o sexto herói. A capacidade máxima vai aumentar para 6. Vamos tentar lançar a versão 1.0 com 10 Heróis.

Steam Brasil: No RPG, normalmente, cada ação decide o futuro do personagem no jogo. Em MoN vai acontecer dessa forma ou a história da campanha é fechada?

DOUGLAS ALMEIDA: Não existe uma campanha, nem uma linha de quests para seguir dentro do jogo, pegar um item aqui e levar ali. É muito mais dinâmico, é como se fosse uma guerra. Você tem que destruir a casa dos inimigos para não perder a sua. Mas não tem só um inimigo, são vários. Entre facções, demônios da noite, bichos selvagens e muito mais!

Steam Brasil: Há apenas uma personagem feminina na história, ela foi inserida para agradar o público feminino que tem consumido cada vez mais jogos online ou era uma personagem que foi idealizada desde o começo? 

DOUGLAS ALMEIDA: A Ninn foi idealizada desde o início, vinculada a class “Summoner” pois acho que não combina muito um personagem masculino invocando monstros elementais. 
Para agradar o público feminino vamos criar outras 3 personagens femininas. Com classes que combinam tanto com personagens masculinos e femininos, como as classes de “Priest, Assassin e Druid”

Steam Brasil: Para fazer MoN foi usado recursos próprios. Há a lei Rouanet que foi usada por outros desenvolvedores brasileiros para captar recursos. Vocês tentaram captar dessa forma e não conseguiram ou só resolveram ir com a cara de coragem de uma vez? 

DOUGLAS ALMEIDA: Infelizmente eu não sabia dessa possibilidade.

Steam Brasil: Como surgiu a ideia de MoN? 

DOUGLAS ALMEIDA: Queríamos criar algo diferente do mercado atual, algo fora da caixa. Nada contra metroidvania, mas não queríamos ficar conhecidos por ser “mais um metroidvania”.
E desde o início tínhamos como foco, fazer um jogo que combine com mods, algo que vai sair perto da 1.0!

Steam Brasil: O lançamento está quase batendo na porta, qual a expectativa de vendas que vocês têm?

DOUGLAS ALMEIDA: Como é Early Access não esperamos vender muito, precisamos mexer em muita coisa ainda. Como vamos trabalhar muito perto da comunidade, muitas vendas podem complicar essa proximidade. 

Para explicar melhor, eu estou respondendo cerca de 60 e-mails por dia. Vai chegar em um ponto que não vai dar mais pra analisar com calma tudo que estão achando do jogo, quais as features que estão gostando mais e etc.…

E isso é muito importante, essa proximidade com quem pagou pra jogar seu game, pra poder entender a fundo qual o real motivo dos feedbacks positivos e negativos!

Mas já tem muito mais gente do que esperávamos para a lista de desejos!

Na versão final (v1.0). Esperamos vender mais de 100 mil cópias totais! Contando com os consoles!

Steam Brasil: Esse jogo foi inspirado em algum outro game? Livro? Algum tipo de obra?

DOUGLAS ALMEIDA: O jogo é uma mistura de vários jogos de sobrevivência (7 days to die/Terraria/Rust) e alguns roguelikes, tipo Risk of Rain. E pra inspiração dos personagens tem algumas coisas do game “Breath of Fire IV”, “Castlevania SotN” e “Megaman X-X6”

Steam Brasil: Haveria outras ideias para desenvolver o jogo? Ao invés de ser um RPG, pensaram, por exemplo, em ser um Hack’n Slash ou outro gênero?

DOUGLAS ALMEIDA: Não, o foco foi sempre lotar de elementos RPG, ter como a base mesmo, toda equipe se amarra muito!

Steam Brasil: Douglas, qual foi a maior dificuldade no desenvolvimento do jogo? Além disso, teria algum conselho para quem iniciar no desenvolvimento?

DOUGLAS ALMEIDA: A maior dificuldade foi tentar fazer algo que não parecesse tão Brasileiro, por causa do grande preconceito que tem hoje. Tem que fazer fama lá fora primeiro, pra galera levar fé! O conselho que dou é sempre tentar fazer algo bem feito, não tentar empurrar qualquer coisa na galera!

Steam Brasil: Falando sobre você, qual é seu gênero de jogo favorito? Teria algum jogo q você tem um carinho, admiração?

DOUGLAS ALMEIDA: Meu gênero favorito são os jogos de sobrevivência mesmo, gosto muito! Mas sempre tem que ter aquele toque pesado de RPG. Então no caso, seria um “RPG de sobrevivência”. Antigamente não tinha muitas opções de sobrevivência, na época do PS1. Então na época os que eu mais jogava eram os RPG’s mesmo! Agora admiração não tem um jogo, são vários…

Steam Brasil: Para o cenário nacional de desenvolvimento de jogos, você acha que o Brasil pode se tornar uma potência em jogos eletrônicos?

DOUGLAS ALMEIDA: Sobre o cenário do Brasil, eu acho que a gente consegue sim! Pra virar uma potência em jogos, precisamos começar a fazer jogos melhores do que os gringos. Como no futebol né, o Brasil sempre ganha dos gringos, coisa que não acontece nos jogos eletrônicos. Até hoje não vi um jogo Brasileiro “Destruir” um gringo na MESMA CATEGORIA. Ex: Vamos pegar aqui Castlevania SotN e colocar o melhor metroidvania BR pra bater de frente… Vamos pegar aqui GTA San Andreas/V e colocar o melhor open world BR pra bater de frente… Por enquanto a gente sempre perde, quando a gente começar a bater esses jogos gringos, a parada vai começar a ficar séria. Esse é o foco da Pyxeralia no futuro, fazer melhor do que eles, com uma equipe 100% BR!

Steam Brasil: E finalmente, o que podemos esperar, após o lançamento de MoN? Já há algum projeto em mente?

DOUGLAS ALMEIDA: Temos 3 outros jogos gigantes que estão aguardando a hora de nascer! Mas antes vamos deixar o MoN completo, temos milhões de mecânicas para adicionar nele, muita coisa grande!

O lançamento será em breve, e vocês poderão acompanhar as novidades acerca do jogo nos links abaixo:
Site na Steam: https://store.steampowered.com/app/1168870/Mists_of_Noyah/
Discord: https://discord.gg/sp4RBXu
Twitter: https://twitter.com/mistsofnoyah
Página no Facebook: https://facebook.com/mistsofnoyah
Instagram: https://instagram.com/mistsofnoyah
Página oficial: https://mistsofnoyah.com

Written by: Johnny Fernandes

Jogo videogame desde os anos 80, fã do estilo FPS, simuladores e estratégia. Também gosto de StarWars e de uma boa história. Defendo que games devem possuir valor de inclusão social e que todos possam se divertir.

1 Comment Added

Join Discussion

Deixe uma resposta

STEAMBRASIL

O Steam Brasil é um portal onde você poderá acompanhar reviews, dicas, promoções de jogos, as novidades sobre a steam, participar de sorteios e até saber quando tem algum jogo de graça! Venha fazer parte da nossa comunidade no facebook e fique por dentro de tudo!

Tweets

Como colocar artes não animadas no perfil Steam https://t.co/ba7K118moy
FLY FLY TANK – FREE https://t.co/C4IzQqgi5S
Summer Sale – Conheça as novidades que vieram junto com esta sale https://t.co/GdUwMt9rMG
Cartas da Sumer Sale disponíveis https://t.co/BcY2SQfhwv

Instagram

Please check your feed, the data was entered incorrectly.